Novembro Azul é marcado pela conscientização e prevenção do câncer de próstata. A ideia internacional para marcar o mês de novembro com a cor azul teve início em 2003 na Austrália, e no Brasil em 2008. O objetivo é sensibilizar os homens para com cuidados à saúde e suas prevenções.

A Próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela produção do líquido que compõe o esperma ou sêmen.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, causando mortalidade em mais de 28% dos casos quando é desenvolvida uma neoplasia maligna. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sintomas e Sinais Clínicos

Inicialmente, esse tipo de câncer não apresenta sintomas, quando os sintomas começam a aparecer o tumor já está em um estágio avançado, sendo eles:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen

Existem fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento desse câncer, sendo o histórico familiar, raça, (onde os homens negros são mais propensos) e obesidade.

Prevenção e Tratamento

O diagnóstico precoce é o principal ponto para uma cura. Mesmo sem sintomas, é ideal que homens a partir dos 45 anos façam exames de rotina periodicamente, como toque retal e exames de sangue que identificam o antígeno prostático específico. O toque retal diagnostica apenas 20% dos acometidos, sendo ideal a realização de outros exames complementares. Se houver suspeita de câncer de próstata, o ideal é realizar biópsias para confirmar o diagnóstico.

Já para tratamento, o protocolo a ser seguido vai depender de vários fatores, como sanidade, fase da doença e expectativa de vida. Existem casos onde o câncer possui baixa agressividade e o protocolo é monitoração da evolução da doença, e se houver progressão da mesma, é feita a intervenção.

A detecção precoce aumenta as chances de cura, pensando nisso, porque não contratar um plano de saúde, para te ajudar a diagnosticar essa doença através de exames periódicos sem precisar depender das longas filas estipuladas pelo SUS? Nesse caso, a agilidade no diagnóstico salva vidas, pois seu convênio saúde irá garantir sua segurança e tranquilidade, principalmente quando falamos em prevenção.

Podemos personalizar uma proposta na qual atenda suas necessidades e a melhor rede de credenciada para te atender.

Não perca tempo! Entre em contato agora com um dos nossos consultores e nao perca essa oportunidade:

(11) 4200 7866 (para atendimento em SP)

(21) 2042 2690 (exclusivo RJ)

Se preferir, consulte nossa central de vendas e obtenha o telefone da unidade mais próxima a você.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *